segunda-feira, 12 de maio de 2014

Que onda de violência é esta?

Com toda esta onda de violência urbana, aparentemente gratuita, que invade nossas casas pelos telejornais, internet, iniciei uma reflexão sobre o papel do psiquiatra neste contexto.
É sabido que vários transtornos psiquiátricos levam ao aumento da violência, pela explosividade, descontrole de impulsos, como no transtorno bipolar, esquizofrenia, dentre outros.
Sabe-se também que várias medicações psicotrópicas, como antipsicóticos, estabilizadores de humor, tem efeito em diminuir índices de violência, fato este que já vem sendo comprovado em estudos  científicos.
Com tudo isso, questiono-me se não tem muita gente que vem sofrendo com algum distúrbio psiquiátrico há algum tempo, e ainda não teve o diagnóstico adequado. Muitas vezes as pessoas passam anos de suas vidas sendo consideradas normais (mesmo já estando com algum sofrimento psíquico e que ainda consegue disfarçar para a sociedade), até que um dia, "do nada" espancam, matam alguém,  e só então surge o questionamento: "será que ele tinha problemas mentais?".
Acho que isso tudo deve servir como um alerta oara toda sociedade, oara tentarmos diagnosticar e tratar os problemas antes de culminar com alguma tragédia.
Afinal, ninguém precisa esperar um infarto para procurar um cardiologista, não é mesmo?
#PrevenirÉSempreOMelhorRemédio!
Uma ótima semana para todos!