terça-feira, 25 de novembro de 2014

A saúde mental dos trabalhadores

Hoje tive o privilégio de ser convidada para ministrar uma palestra sobre a saúde mental dos trabalhadores (em especial dos vigilantes, que é um público que atendo), no
Tribunal Regional do Trabalho.
O que queria ressaltar é que qualquer trabalho tem uma carga de estresse, pressão, e isso só aumenta, a cada dia, com todas as mudanças no mercado de trabalho, crise econômica...
O foco da minha apresentação foi a prevenção, afinal foi o encerramento do Novembro Azul, que é um evento que visa à prevenção do câncer de próstata nos homens.
Queria ressaltar aqui todas as pessoas, em especial trabalhadores, devem ficar atentos à mudanças no comportamento, humor, no padrão de sono, de alimentação, etc. Tais mudanças falam a favor de alguma doença mental, o que deve ser investigado mais profundamente por um psiquiatra.
Vale frisar que as doenças mentais, em sua maioria, são multifatoriais, ou seja, fatores estressantes do meio (como um trabalho desgastante, assédio moral, condições inadequadas de trabalho) associados a uma predisposição genética, pode levar ao adoecimento mental.
Mesmo que você não esteja passando por nenhuma das situações descritas acima, vale ressaltar que prevenir é sempre o melhor remédio. É como prevenimos doenças mentais? Procurando manter hábitos saudaveis de vida, alimentando-se bem, dormindo bem, exercitando-se, tendo momentos de lazer com a família, tirando férias. Por fim, buscar  a felicidade tem que ser uma meta na vida de todos nós!
Então, se você se identificou com essas mudanças no comportamento, nos hábitos, se as coisas que antes lhe davam prazer, não lhe dão mais, e também você está sentindo que seu trabalho está com uma carga de pressão, estresse, que chega a interferir no seu dia-a-dia, no seu convívio familiar,  acho que seria válido buscar uma ajuda profissional.
Como sempre ressalto, psiquiatra não é médico de loucos. É um médico, como outro qualquer, que estará sempre pronto e capacitado para lhe ajudar!