Boa noite amigos! O post de hoje vai sobre um tema muito importante e ao mesmo tempo muito negligenciado: o bullying. Esse nome em inglês, complicado, na verdade é algo muito simples, que muitas crianças vivenciam diariamente: a violência física ou psicológica exercida de forma repetitiva e intencional em uma circunstância em que existe uma relação de poder desigual.
E o que essas ofensas repetidas, xingamentos, apelidos podem gerar? Problemas psíquicos para a vida inteira! Aí se encontra a importância de se falar sobre o tema e o combater. Crianças que sofrem este tipo de violência (lembrando que violência psicológica também é violência), podem desencadear vários transtornos psiquiátricos, tais como depressão, ansiedade, transtornos alimentares, dentre outros, diagnosticados ainda na infância ou depois na vida adulta. Sem contar o o absenteísmo na escola, pois muitas vezes a criança simplesmente para de estudar, por não aguentar e não saber como lidar com tamanha opressão.
Devo lembrar também que não somente as crianças são vítimas de bullying. Adultos, que sofrem pressão no ambiente de trabalho, assédio moral, sexual, também estão sendo vítimas. E muitas vezes acabam não denunciando, não buscando ajuda por medo, por vergonha e repressão.
Assim, cabe a cada um de nós, enquanto sociedade, cuidarmos uns dos outros e ficarmos atentos a quem está sendo vítima de tais formas de violência, para que essas pessoas possam ser orientaras a como buscar a ajuda e o tratamento adequados.
Até a próxima!
#Psiquiatria #SaúdeMental #DiaMundialdeCombateaoBullying #Violência #Sociedade