quarta-feira, 13 de julho de 2016

O que é terapia cognitivo-comportamental?

Como trabalho com esta linha de psicoterapia e muitas pessoas não sabem exatamente o que é e como funciona, vou aproveitar o post de hoje para explicar um pouco melhor.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma linha de psicoterapia desenvolvida pelo psicólogo Aaron Beck, que tem o objetivo de ser uma terapia mais breve, mais focada em resolução de problemas.
Funciona resumidamente assim: na sessão, o terapeuta encontra as cognições (pensamentos) disfuncionais do paciente, ou seja, a queixa que o paciente traz à terapia, por exemplo "sou incompetente", "ninguém me ama". Começamos a trabalhar com o paciente essas crenças disfuncionais que ele tem através de várias técnicas fazendo, assim, com que ele tenha crítica (ou seja entenda), que este pensamento não condiz exatamente com a realidade. Concomitante com este trabalho cognitivo (nos pensamentos do paciente), trabalhamos mudanças comportamentais, que muitas vezes servem de reforçador para manter essas crenças incorretas que ele tem acerca de si ou dos outros.
É um trabalho bastante motivador, que só é possível mediante uma parceria forte entre paciente e terapeuta, pois cabe ao paciente realizar tarefas de casa, expor-se a situações para fazer enfrentamentos do problemas. Neste processo o paciente assume um papel central, no qual ele é o principal agente para que a mudança ocorra.
Se você se interessou e quiser saber mais pouco mais sobre esta linha de psicoterapia, fico à disposição para maiores esclarecimentos.
Uma ótima semana a todos!